sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A estranha desordem do nosso caráter.



A desordem revela verdadeira estranheza do nosso caráter.
Toda bagunça que nos ronda faz da gente um lugar sem significado, fazendo que a ordem dos acontecimentos se inverta, e, quando o arranjo das coisas está ao contrário, o fato de sentir qualquer coisa nos confunde, se alterar o curso da nossa vida a confusão que está dentro de nós se revela, porque no peito abre uma fenda é nesta hora que se pode ver realmente a pessoa que esconde lá dentro da gente. Entende? Acredito que dentro de nós existe um conhecimento que adquirimos através dos nossos pais, e a maneira como eles nos educaram, também influenciam na maneira como sentimos as coisas. Mas se tiver paciência e prestar atenção na maneira como os sentimentos nos influenciam, nós poderíamos perceber que ações e reações se tornam cada vez mais pensadas e menos sentidas. Precisamos entender o que estamos sentindo, e para entender temos que ter sentido aquilo pelo menos algumas vezes na vida. Mas o tempo é o melhor remédio para curar nossas derrotas, fracassos, tudo é algo inadmissível...Mas só depende da ênfase que aceitamos. Podemos entender que perder ou ganhar sempre é normal ou insuportável. O conhecimento que, já temos nos livra de viver uma situação que já foi vivida, (Conhecemos o roteiro)
Sabe, que se alguém nos abandonar, nós iremos nos sentir magoado, com raiva, o coração acelerado e uma coisa ruim no estômago e no peito. Nós precisamos entender isso. Sabemos que não é fácil. Mas se  voltarmos os olhos um pouco mais para dentro de si mesmo, verá que a mágoa e a raiva passam. o coração desacelera e a coisa ruim no estômago some. 
As pessoas não possuem uma bola de cristal, é preciso entender que nós não podemos controlar o sentimento que alguém poderá nos causar, mas nós podemos conhecê-lo e, se conhecemos esses sentimentos, é bem mais fácil de controlá-lo. Alguns chamam isso de mecanismo de defesa. Por exemplo: Quando você ama demais alguém, e de uma hora pra outra o relacionamento finda, você fica arrasado. ...Você sofre, xinga, chora, fica remoendo o término do romance por um mês e depois isso acaba. Pronto. Você já não sente mais nada. Quando você inicia outro relacionamento, você já sabe quais são as coisas que te machucam, então você as evita, e  mesmo que esteja preste a sentir toda aquela insegurança de novo, você simplesmente para de pensar naquilo e se distrai com outras coisas mais importantes. Você já sabe como agir diante da mágoa, e sabe o que fazer pra ela passar.
...As coisas que passamos durante o dia são importantes para aprendermos a conhecer os nossos sentimentos, não estou dizendo que isso fará com que conhecemos  melhor, mas já é um bom começo. Nós precisamos prestar mais atenção nas emoções que as pessoas causam na gente. Isso quase sempre some depois de um tempo, não importa quando tempo, sempre some. Também não estamos falando pra ser cruel com todo mundo e sair fazendo o que bem entendermos, até porque não é todo mundo que tem paciência de prestar atenção naquilo que sente, e dependendo do que nós fizermos  podemos nos  dar mal. Estou me referindo mais às coisas que nos fazem sofrer. Que nos deixam com o coração partido. Essas coisas merecem ser conhecidas, analisadas e arquivadas para nos ajudar depois, se por acaso precisarmos fazer uma varredura completa dentro de nós mesmos, para saber como lidar ou não lidar com situações futuras. Não é guardar rancor. É guardar experiências (depois de entendê-las).

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs