quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A inteligência.

Hoje vou falar um pouco da inteligência e o que as pessoas pensam relativamente.
... Muita gente pensa que a inteligência é uma característica puramente genética, que não pode ser alterada, mas isso é um mito que vem sendo derrubado peles pesquisas científicas. No entanto estudos com pessoas de todas as idades mostram que o -QI - a principal medida da então inteligência, pode sim aumentar ao diminuir ao longo dos anos conforme o estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnéticas nele, elevando o QI . A falta dessas atividades, ao contrário, pode levar a redução da inteligência. Como os músculos, que se atrofiam ou se desenvolvem dependendo do nível de atividades física, o cérebro reage ao exercício mental. Ainda que os testes de QI sejam questionados, eles continuam sendo a maneira mais aceita de medir a inteligência de uma pessoa pessoa.  Em geral um QI  entre 90 e 110 é considerado normal.
...Entretanto um gênio pode passar de 150 e uma pessoa com menos de 70 é classificado como deficiente. Sabe? Que o QI médio é o mais alto nos países rico do que nos países pobres. E  na maior parte do mundo o QI médio da população vem subindo alguns pontos desde o início do século XX (esses fenômeno é conhecido como efeito Flynn, nome do cientista neozelandês que o estudou). Confira as cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.
-1) Avance o máximo possível nos estudos.
Uma pesquisa na Universidade de Cornell no estado americano de Nova York, mostrou que cada ano de estudo regular acrescenta vários pontos ao QI. Assim, se você puder chegar ao pós doutorado, não pare na graduação.
-2) Escolha uma atividade profissional desafiadora.
Um estudo realizado durante 30 anos pelo Nacional Institute of Mental Health americano (citado peloWal Street Joumal) concluiu que profissionais que desempenham atividades complexas, resolvem problemas difíceis no dia a dia ou lidam com pessoas de forma elaborada tendem a ter melhores resultados nos testes de QI. Aqueles que, ao contrário, realiza um trabalho simples, que não exige raciocínio, tendem a piorar com o tempo.
-3) Explore novos assuntos.
As atividades que mais contribuem para elevar o QI  são aquelas com a qual  a pessoa não está habituada. Ou seja encarar algum assunto totalmente novo de vez em quando traz benefício a mente. Numa pesquisa da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, 20 jovens treinaram malabarismo durante um mês. Os neurocientistas observaram um rápido aumento na massa cinzenta do cérebro desses voluntários.Quando o treinamento terminou o cérebro foi lentamente voltando ao estado anterior, mas as pessoas conservaram a habilidade desenvolvida com os malabares. Experimentos similares em outros países, confirmaram as observações dos alemães.
-4) Estude e pratíque música.
A música é um excelente estímulo para o cérebro. Uma pesquisa da Universidade de Toronto em Mississauga, na Canada optou que seis anos de estudo de música na infância provocam um aumento médio de 7,5 pontos no QI. Outro estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, observou que músicos que permanecem ativos por pelo menos uma década conservam um QI elevado até depois dos 70 anos.
-5) Prefira o lazer inteligente.
Há uma variedades de jogos que prometem desenvolver a inteligência. E as pesquias mostram que eles  que eles funcionam Um dos mais conhecidos   é o N-bak, Tablet disponível, inclusiv,e, na forma de aplicativo para iPhone e Android. Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados.

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs