quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pai, mãe avó e avô.

  ...Hoje eu parei, para escrever algumas coisas sobre filhos, e simplesmente me deixei levar pela emoção de poder falar desses lindos presentes que o Senhor me deu, e, deles aprendi o que é família, o que é uma religião. Enfim .Eles são pequenos anjos que me fascinaram... e me fascinam. (...) Isso é só um cuidado (filhos eu os amo.)
...Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos, porque eles crescem todos os dias de igual maneira(...)de repente, sem pedir licença à vida. Crescem sim com estridência alegre e muitas vezes com alardeada arrogância. Um dia  no quarto ao lado de um deles  observei  o seguinte:e disse em pensamentos... dias atrás trocava as fraldas  daquela criaturinha! e me perguntei: onde é que andou a crescer essa "danadinha" e eu não percebi? A criança cresce num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. Esperamos que elas cresçam mas não apareça. Impossível né verdade? Então vem as vontades... vontades de brincar com a pazinha na areia, as festas de aniversários, os palhaços, a roupinha do colégio; e como  eu na época, ali estão vocês pais no volante esperando que eles saiam da sala de aula esfuziantes correndo, cabelos soltos e despenteado como eles gostam. (...) Estes são os filhos que conseguimos gerar e amar profundamente, apesar dos ventos, das colheitas, das notícias e das ditaduras das horas. No entanto eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos erros e virtudes(...).
... Entretanto há um período em que nós os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos! Não voltamos a sorrir como antes, não mais voltamos a ir busca-lo no colégio,nos matinês  no ballet acabaram-se os tempos dos treinos de futebol, da natação. E mais, saíram dos bancos de trás e passaram para a frente, isso é passando para o volante da suas próprias vidas. É realmente irresístivel não pensar que deveríamos ter ido a noitinha mais vezes à cama deles para ver suas almas respirarem, conversar e confidenciar nos lençóis da infância. Devíamos ter prestado mais atenção quando adolescentes, naquele quarto cheinho de gravuras, adesivos, fotografias, discos que deixavam ensurdecidos sabe?  Não brincamos com eles suficiente, não os levavam no shopping tantas vezes.. e mais e tanto mais...deveria ter comprado. Mas eles cresceram sem que esgotássemos nele todo o nosso amor e afeto.
Quando subia a serra entre engarrafamentos, sustos e aventuras. Entre eles haviam lutas pelo lugar á janela. Pediam tudo balas, chicletes sem faltar a cantoria. Mas tudo passou ficou para trás, e a gente fica quase que sozinhos meio que triste. Chega um tempo que viajar com os pais começa ser um esforço para eles, um sofrimento porque era impossível deixar os amigos(as) e os primeiros namoradinhos. Realmente eu como todos os pais ficamos exilados dos filhos, vem a solidão desejo de ficar perto deles são os momentos de tanta saudades. Mas o momento é mesmo ficar longe e o que nos restam é rezar para que eles sigam um caminho certo e que as escolhas sejam perfeita em busca de suas felicidades e que a conquista seja completa porque Deus é nosso Mestre Maior. e eLE ajuda sim. E a solução é esperar que eles sejam pais, que apreciam e sofra tanto quanto eu e você.
... Os avós são tão desmesurados em distribuir carinhos... Incontrolável, porque um neto deixa o carinho ocioso e desmedido não exercidos nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Os netos são as ultimas oportunidades de reeditar o nosso afeto. Por isso pais faça algo mais, bem mais antes que eles cresçam.
Aprendemos a ser filhos, depois de sermos pais. Aprendemos a ser pais depois de sermos avós..

Beijinhos!!!...

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs