domingo, 19 de maio de 2013

Elegância vem do nosso comportamento.

Oiiiii,  amigas acabei de ler um livro com o titulo  (Educação Enferruja Por Falta de Uso.)  De um Pintor francês de nome Toulouse- um dos capitulo me chamou atenção mais uma vez: "A Elegância" que fala do comportamento.  Embora tenho certeza que já fiz um post aqui no blog,( + ou - ) parecido mas não consegui encontra-lo por mais que revirei as postagens. Então.... Vou reviver contando o que  extraí  deste livro. Ok!
...É uma coisa que está cada vez mais rara e difícil de ser ensinada porque a elegância está no comportamento e é um dom que vai muito além do uso correto dos talheres ou um simples muito obrigada diante de uma gentileza. Sabe? ela é própria "desobrigada" ela é natural porque não tem nada haver com manuais de etiqueta, mas com a convicção pessoal,  trata-se de uma postura, de um profundo respeito por se e pelo outro. E  por isso eu digo uma elegância desobrigada pois ela nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e se manifesta nas situações prosaicas, quando não há festa alguma e nem fotografo por perto etc. Realmente é uma elegância desobrigada.
...É possível você detectar tudo isso  nas pessoas que usa um tom de voz ao dirigir frentista, as que não evitam assuntos constrangedor porque sentem prazer de humilhar os outros. Nas pessoas elegantes é o comtrario você detecta a elegância nas pessoas que elogiam, nas que escutam mais do que falam e quando fala passa bem longe da fofoca, das pequenas maldades que andam de boca em boca. ---- Sobrenomes, joias, nariz empinado não substitui elegância do gesto. No entanto não há livros que ensina ter uma visão generosa do mundo a estar nele de uma forma não arrogante. Atitude gentis falam mais que mil imagens. Exemplo abrir a porta para alguém é elegante, dar o lugar para alguém se sentar, sorrir sempre é elegante e faz bem pra alma, oferecer ajuda, olhar nos olhos, conversar é essencialmente elegante, oferecer flores, não ficar espaçoso demais, é elegante você fazer algo para alguém e esse alguém jamais saber o que você teve para se arrebentar para o fazer... porem é elegante reconhecer o esforço, a amizade e a qualidade dos outros.
...Entretanto é muito bem lembrar que o elegante  não pode mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro, não falar em dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade, manter o silêncio diante de uma rejeição e ser gentil.
----Pode se capturar essa delicadeza natural pela observação, mas tentar imita-la é improdutiva a melhor saída é desenvolver em se  a arte de conviver, que independe de status social. Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-los.

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs