quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Um pouco da bela cidade histórica de Ouro Preto.


Amigas(os)
Convide seus amigos para curtirem este post no meu blog.

Ouro Preto - MG Escola , estou aqui para falar um pouquinho de Ouro Preto , que é uma bela cidade histórica  


  • Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da época aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVIl
    Foto: Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII.

    1. Maria Fumaça (Ouro Preto - Mariana) : a construção do ramal 
      de Ouro Preto foi iniciada em 1883, tendo seu prolongamento até 
      Mariana concluído em 1914. Foi um sonho acalentado durante
      muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de
       prosperidade, um marco do progresso. Tudo isso quando o ouro já 
      não vertia mais. Era preciso substituir o sonho do ouro por outro.
       E o trem permitia isso. Também serviu para selar ainda mais o 
      destino destas duas cidades, irmãs na história contada em suas
      estações. Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 
       quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo
       para conhecer e penetrar nos segredos de Minas.
    2. Coluna Saldanha Marinho : pilar de pedra antigamente alocado
       na praça da Independência (atual praça Tiradentes). Foi inaugurada 
      em 1867. Encontra-se atualmente na Praça Cesário Alvim, em
       frente à Estação Ferroviária do Trem Turístico.
      Foto: Observatório : anexo ao Museu de Astronomia da Escola de Minas. Foi construído em 1911.
    3. Observatório : anexo ao Museu de Astronomia da Escola de Minas.
        Foi construído em 1911.
      Foto: Casa de Aleijadinho : neste local, provavelmente entre os números 76 e 90, existiu a casa onde viveu o grande gênio do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa.

      5- Casa de Aleijadinho : neste local, provavelmente entre os números 76 e 90, existiu a casa 
      onde viveu 
      o grande gênio do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa.
    4. Mina Chico Rei (ou Encardilheira) : nela trabalhou a mítica figura de Chico Rei, aprisionado e trazido como escravo da Africa junto com sua tribo. Conta a tradição que, após muito trabalho, conquistou sua liberdade e comprou a mina. Com o ou


      ...

      Foto: Casa da Ópera (Teatro Municipal) : o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina e o primeiro do Brasil. Erguido por João de Souza Lisboa e inaugurado em 1770. Palco privilegiado da forte teatralidade barroca mineira, onde a emergente sociedade setecentista ostentava todo o luxo e a pompa proporcionados pelo ouro. Possui 350 lugares.Casa da Ópera (Teatro Municipal) : o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina e o primeiro do Brasil. Erguido por João de Souza Lisboa e inaugurado em 1770. Palco privilegiado da forte teatralidade barroca mineira, onde a emergente sociedade setecentista ostentava todo o luxo e a pompa proporcionados pelo ouro.. 
      Possui 350 lugares




      .

    5. Foto: Mirantes em Ouro Preto:

  
Morro São Sebastião : do alto se tem uma bela vista da praça Tiradentes e do bairro Antônio Dias. A panorâmica ganha tons mágicos pela manhã e nos finais de tarde. Acesso pela rua que sobe ao lado do Observatório Astronômico (atrás da Escola de Minas). Subida Forte.

      Mirante de Ouro Preto .
      Morro São Sebastião : do alto se tem uma bela vista da praça Tiradentes e do bairro Antônio Dias. A panorâmica ganha tons mágicos pela manhã e nos finais de tarde. Acesso pela rua que sobe ao lado do Observatório Astronômico (atrás da Escola de Minas). Subida Forte.
      Ponte dos Contos : é de 1744 e recebe este nome por estar ao lado da Casa dos Contos, na rua São José. Foi construída em pedra e seu desenho veio de Lisboa.

      Foto: Ponte dos Contos : é de 1744 e recebe este nome por estar ao lado da Casa dos Contos, na rua São José. Foi construída em pedra e seu desenho veio de Lisboa.
       


    6. Antônio Dias : também conhecida por "dos Suspiros" ou "Marília". Data de 1755 e recebe este nome porque uniu o amor entre duas pessoas. Nela Tomás Antônio Gonzaga eternizou sua paixão avassaladora por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, rela..

    7. Pontes em Ouro Preto:

      Não apenas minas de ouro, mas d'água também. Ouro Preto é terra de muitas nascentes. Rios, riachos e formosas pontes, caminhos sobre as águas. Arquitetura e romantismo. O espaço não seria suficiente para enumerar todas.


    8. Capela Senhor do Bonfim : foi construída em meados do séc. XVIII. Neste local os condenados à morte na forca ouviam a última missa. Felipe dos Santos, líder da Sedição de Vila Rica (1720), foi um deles.
      Rua Antônio de Albuquerque (próxima à Matriz do Pilar)

    9. Passos em Ouro Preto:

      São pequenas capelas construídas nos séculos XVIII e XIX. Têm utilização durante a Semana Santa, quando são abertas para reviverem os passos da Paixão de Cristo. A cerimônia é acompanhada por orações e cantos religiosos. Ouro Preto possui vários passos .


    10. Casa de Tomás Antônio Gonzaga : nomeado ouvidor (juiz) de Vila Rica, tomou posse em 1782. Em 1788 passou a residir nesta casa. Foi preso acusado de participação na Inconfidência Mineira. Condenado, passou 10 anos de exílio na áfrica. Famoso...


      Chafarizes em Ouro Preto:

      Desempenhavam função essencial e estratégica na antiga e populosa Vila Rica. As nascentes, numerosas, fizeram com que se espalhassem pela cidade, adquirindo em muitos casos status de verdadeiras "obras de arte". Q...

    11. Igrejas - Igreja Santa Efigênia

      Quando fores à Ouro Preto, não deixe de subir até a Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Negros e Bons de Padre Faria, o nome é tão longo quanto a subida, mas o seu esforço será recompensado. Lembre-se de observar com atenção os altares laterais.

    12. Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião.
    13. Foto: Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Igreja mais rica e requintada de Minas Gerais, Nossa Senhora do Pilar consumiu mais de 400 quilos de ouro e de prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor. O projeto da construção, erguida entre 1711 e 1733, é atribuído a Pedro Gomes Chaves, sendo a talha da capela-mor executada por Francisco Xavier de Brito. Por toda a obra estão espalhadas centenas de esculturas de anjos. Na sacristia da igreja funciona o Museu de Arte Sacra, repleto de peças do século 18.

      Matriz de Nossa Senhora do Pilar
      Igreja mais rica e requintada de Minas Gerais, Nossa Senhora do Pilar consumiu mais de 400 quilos de ouro e de prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor. O projeto da construção, erguida ...

      Os três pontos turísticos mais falados de Ouro Preto são : Palácio dos Governadores, Igreja de São Francisco de Assis e Casa dos Contos
    Foto: A Casa dos Contos, um dos mais prestigiados monumentos do barroco mineiro atualmente, está localizado em Ouro Preto, MG. Construída entre 1782 a 1784, serviu inicialmente como residência a João Rodrigues de Macedo, proprietário da casa, e Casa dos Contratos, do arrematante da Arrecadação Tributária das Entradas e Dízimas.


  1. Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto MG)

    Outros Nomes

    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência...
  2. Os três pontos turísticos mais falados de Ouro Preto são : Palácio dos Governadores, Igreja de São Francisco de Assis e Casa dos Contos
    ·
  3. A Casa dos Contos, um dos mais prestigiados monumentos do barroco mineiro atualmente, está localizado em Ouro Preto, MG. Construída entre 1782 a 1784, serviu inicialmente como residência a João Rodrigues de Macedo, proprietário da casa, e Casa dos Contratos, do 
    Foto: Palácio dos Governadores .

    arrematante da Arrecadação Tributária das Entradas e Dízimas.
  4. O que mais atrai vocês em Ouro Preto 

  5. Templos

    Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. As igrejas que mais se destacam são:
    Foto: Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto MG)           

Outros Nomes

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência

Histórico

A Igreja de São Francisco de Assis, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho (1730 - 1814).
    Igreja de São Francisco de Assis
    Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pila...Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro.
  6. Museus
    Foto: Museus

Além de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.
    Além de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu
    ....
    a Inconfidência, Museu da Música, Museu
  7. Foto: Período Republicano

Segundo Oliveira (2006), desde que ocorreu a fixação nas áreas mineradoras da região de Ouro Preto, final do século XVII e início do XVIII, a cidade teve várias imagens. De um local que "exalava conflitos", no dizer do Conde de Assumar, governador da Capitania das Minas no século XVIII, até a de uma capital que dificultava a modernização do Estado no início da República. O início da ocupação do espaço urbano de Ouro Preto ocorreu com a formação de arraiais mineradores isolados (Ouro Podre, Taquaral, Antônio Dias, Pilar). A consolidação urbana e a presença efetiva da Coroa portuguesa se deu somente em meados do século XVIII com a construção dos Palácio dos Governadores (atual Escola de Minas), pelo engenheiro-militar José Fernandes Alpoim e dos arruamentos ligando os referidos arraiais.

Entretanto, em 1897, a mudança da capital para Belo Horizonte provocou um esvaziamento da cidade (cerca de 45 por cento da população) e acabou inibindo o crescimento urbano da cidade nas décadas seguintes, fato que contribuiu para preservação do Centro Histórico de Ouro Preto. Naquele momento, Ouro Preto era vista pela elite mineira como símbolo do atraso e a construção de Belo Horizonte também representou o ideal republicano de Thais Fidelis modernização. Entretanto, também havia partidários da permanência da capital em Ouro Preto. Estes propuseram planos de revitalização da cidade e destacavam a importância histórica da cidade na conformação de Minas e do Brasil. Com a proclamação da república brasileira em 1889, a velha cidade de Ouro Preto passou a ser vista como um entrave para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, que substituiu a província de Minas Gerais. Foi decidida, então, a transferência da capital estadual para uma cidade planejada, a atual cidade de Belo Horizonte, que veio a ser inaugurada em 1897[8].

As igrejas barrocas e o casario colonial de Ouro Preto só voltaram a ficar evidenciados de forma positiva pelo movimento modernista, na década de 1920. Nesse momento, as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde passaram a ser vistas como manifestações primeiras de uma cultura genuinamente brasileira. O próprio tombamento da cidade faz parte do projeto de construção de nacionalidade brasileira, sendo o primeiro local do país considerado Monumento Nacional.[9] Em 2005, foi alterado o lema inscrito na bandeira da cidade. Segundo os movimentos negros, o lema anterior, PROETIOSVM TAMEM NIGRVUM (traduzido do latim, "Precioso, Ainda que Negro") tinha uma conotação racista. Dessa forma, o novo lema inscrito na bandeira da cidade passou a ser PROETIOSVM AVRVM NIGRVM ("Precioso Ouro Negro")[10].
    Período Republicano

    Segundo Oliveira (2006), desde que ocorreu a fixação nas áreas mineradoras da região de Ouro Preto, final do século XVII e início do XVIII, a cidade teve várias imagens. De um local que "exalava conflitos", no dizer do ...Ver mais

  8. Período Imperial

    Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por dom Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto. Em 1839, foi fundada a Escola de Farmácia, tida como a primeira escola de farmácia da América do Sul. Em 12 de outubro de 1870...


  9. A culinária mineira têm fãs em diversas partes do mundo, afinal quem resiste a uma das maiores atrações de Minas? Em Ouro Preto os sabores se completam e os sentidos se potencializam. Ingredientes que apuram o paladar em uma cidade em que ó...Ver mais

    Foto: A culinária mineira têm fãs em diversas partes do mundo, afinal quem resiste a uma das maiores atrações de Minas? Em Ouro Preto os sabores se completam e os sentidos se potencializam. Ingredientes que apuram o paladar em uma cidade em que ótimas opções não faltam. Em Ouro Preto, os visitantes encontram em seus restaurantes o melhor da gastronomia local, a autêntica comida mineira como lombo com tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro, costelinha, pão de queijo quentinho (receita de pão de queijo), Comida Mineira, Ouro Preto, Minas Geraisbamba de couve, ora pro nobis e para acompanhar tanta iguaria, uma boa cachaça e deliciosos licores. Guarde lugar para a sobremesa, doces de frutas e de leite, sempre servidos com queijo Minas. Alguns de nossos passeios possibilitam conhecer belos exemplares de iguarias mineiras e temos um em especial que é a Oficina de Quitandas, realmente imperdível..

Os visitantes deparam ainda em Ouro Preto, com a boa mesa internacional em especial com a culinária italiana e francesa. Em Ouro Preto, grande parte dos restaurantes se concentram no Centro, na Rua Direita e na Rua São José. Nosso Guia de Restaurantes de Ouro Preto vai lhe dar algumas informações úteis acerca de comer fora em Ouro Preto, bem como os tipos de cozinha que são fáceis de encontrar.

  10. A Corrida do Ouro

    Diz Antonil em 1710: "A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como os das Minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atual...
  11. Carnaval de Ouro Preto

    O Carnaval de Ouro Preto é o carnaval mais tradicional de Minas Gerais.

  12. Blocos de Ouro Preto

    O Carnaval da cidade de Ouro Preto conta com a participação de diversos blocos carnavalescos organizados que sobem as ladeiras da cidade, se reunindo na Praça Tiradentes.

    Ouro Preto conta com o mais antigo bloco carna...

  13. Conforme os arraiais foram crescendo e ficando mais próximos foi formado o Núcleo de Vila Rica composto pelo arraial de Ouro Preto e o de Antônio Dias. Daí até 1760, Vila Rica, e os arraiais próximos (Padre Faria, Antônio Dias, Paulistas, Bom Sucesso, Taquaral, São João, Piedade, Caquende e Sant’Ana) experimentam um crescimento sem precedentes. A cultura e a arte se desenvolvem como nunca e a riqu...j


    Foto: Em 1711, os arraiais ao redor de Ouro Preto estavam em tal estágio de desenvolvimento que o governador da capitania resolve criar “Vila Rica”. Mas naquela época o arraial que mais prosperava era o conhecido como Ouro Podre no qual Pascoal da Silva Guimarães, um comerciante português, enriquece tornando-se seu principal explorador. Porém, Pascoal resolve se rebelar contra o controle da Coroa portuguesa e o pagamento do Quinto dando início ao episódio conhecido como “Sedição de Vila Rica”. O governador Dom Pedro de Almeida, Conde Assumar, resolve por isso, dar-lhe uma lição e manda enforcar o fiel partidário de Guimarães, Felipe dos Santos, além de incendiar o arraial de Ouro Podre, fazendo com que o local fique, ainda hoje, conhecido como “Morro da Queimada”.Em 1711, os arraiais ao redor de Ouro Preto estavam em tal estágio de desenvolvimento que o governador da capitania resolve criar “Vila Rica”. Mas naquela época o arraial que mais prosperava era o conhecido como Ouro Podre. ...

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs