domingo, 29 de setembro de 2013

Rede social voltada para o funcionário público.

Rede social voltada para o funcionalismo público conquista adeptos Criada por um mineiro, a Namoro Estável, rede social dos concursados, conta com mais de 6 mil integrantes

Bárbara Nascimento
Publicação: 29/09/2013 06:00 Atualização: 29/09/2013 07:29

Diga adeus à conquista, à paquera, à paixão. Preocupe-se com a condição financeira, o cargo e a compatibilidade no trabalho. Um novo site de relacionamentos promete "um namoro com estabilidade financeira, alguém com o mesmo nível que você". A proposta mira os corações solitários do funcionalismo público e já conquistou mais de 6 mil seguidores em cerca de dois anos de funcionamento.

A Esplanada dos Ministérios é o terreno onde a paquera virtual mais se prolifera. Segundo o idealizador do site Namoro Estável, o mineiro Maicon Santos, 30 anos, 80% dos inscritos são de Brasília. A relação entre homens e mulheres é equilibrada e a maioria tem entre 20 e 40 anos.

A descrição é clara: o portal é destinado a servidores federais, estatais e municipais, profissionais com cargos de confiança e pensionistas. O cadastro não exige mais do que e-mail e nome. O internauta também pode colocar os dados referentes a características físicas e informações sobre o trabalho — inclusive cargo e salário — se quiser. Sendo assim, não é possível prever quantos dos cadastrados são, de fato, servidores, mas Maicon garante que eles são maioria.

Apesar de prometer um "companheiro que vive no mesmo mundo que você", Maicon enfatiza que a intenção não é promover um relacionamento baseado no interesse. "A noção do estável não está relacionado com a situação financeira, está mais ligada ao estilo de vida. As pessoas que criticam concluem que o espaço foi criado para pessoas interesseiras, mas não é a realidade", argumenta. "Se fosse com esse fim, eu teria feito um site de namoro para ricos, o que é uma boa ideia", diz. Não à toa, na descrição do portal, o criador enfatiza: "Acreditamos no romantismo, carinho, amor próprio, amor ao próximo, Deus, companheirismo, amizade e felicidade".

A inspiração veio de uma desilusão amorosa, segundo explica Maicon. Ao ver o namoro com uma servidora acabar, percebeu que o principal motivo do fim da relação era a diferença de estilo de vida, pois cada um estava em um mundo diferente. A ideia deu certo, mas, até agora, nada de relacionamentos sérios e casamentos provenientes de paqueras iniciadas no Namoro Estável. "Ainda é muito cedo, o site existe há apenas um ano e sete meses", completa.

Cuidado
Utilizar a internet para tentar achar o par perfeito não é hábito de poucos. Segundo pesquisa do Ibope referente a abril, pelo menos 6,6 milhões de brasileiros estavam cadastrados em sites de relacionamento da categoria "pessoa", ou seja, páginas de namoro, dating e cadastro para promover encontros. Justamente por isso o advogado Jonatas Lucena, especialista em crimes virtuais, orienta: "Muito cuidado, sobretudo na hora de fornecer dados pessoais".

"Não fornecer endereço, telefone, informações sobre o trabalho, se está saindo de casa ou vai viajar é importante. As pessoas, geralmente, fazem o contrário. Ficam não ânsia de mostrar tudo: contar se têm carro ou uma viagem marcada", completa. Segundo ele, entre os casos que chegam, diariamente, a ele sobre crimes virtuais, os principais dizem respeito a sites de relacionamento. "Sobretudo quando o namoro chega ao fim e uma pessoa acaba incomodando a outra virtualmente, fazendo ofensas ou provocando", conta. (Colaborou Manoela Alcântara)

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs