segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ler torna-se um vício.


Oi amigas(o)  
Hoje estive pensando como os livros nos levam a lugares mais importantes de uma vida. Gente! encontramos tantas tranquilidades no espírito. Enfim. Mas é um longo caminho que poucos atingem de  forma plena. Quando um ser humano torna-se curioso a um ponto aceitável, entende que o conhecimento não está na música e nem nos filmes - Mas sim está nos livros.
...Os livros fazem- nos sonhar, nos obrigam a sonhar, a construir mentalmente o que lemos. Mas se ler se tornar um vício de construção mental, o que acontece ao nosso lado pratico da vida?  O grande problema de mergulharmos no vício da literatura É exatamente esse. é tão belo que nos desliga da realidade. Essa perde seu interesse porque aprendemos que ela não existe de fato. Aprendemos que nada é real. O problema é exatamente esse. Apesar de tudo, o nosso corpo físico ainda habita no mundo real, e não o tal outro mundo que construímos. é então normal que o leitor queira transportar seu corpo físico para o mundo mental que criou. Mas, como todos sabemos, tal é, por enquanto impossível. É aqui que se dá a grande falácia da literatura. O leitor assíduo , impregnado, acha que o mundo que criou deveria substituir o mundo real porque para ele, é imensamente mais interessante. Isto faz com que ele deixa de  experiênciar a vida no seu sentido pleno optando, sem entender, por sentir um mundo de uma forma demasiado deslocada comparativamente às pessoas que não agem  deste modo.
...Em suma o vício da literatura afastam demasiado as pessoas do mundo real. Dá-lhes acrer que este tem infinitamente menos interesse, porque não é exclusivamente  delas. Toda a gente pode habitar o mundo real, ao passo que no nosso mundo só entra quem nós queremos.
Mas por mais belo que seja o nosso mundo privado, com um mundo real tão bonito, isto não deixa de ser uma pena.
Beijinhos de luz!!!...

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs