quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A elegância do comportamento.


 Oi amigas(os) há bem dias este texto vem me perseguindo mas para reinventar é preciso pensar foi o que aprendi muito cedo.
Mas lhe pergunto: reinventar o que?  Algo que pareça uma essência: (A ELEGÂNCIA) mas não é a elegância da tradição. É a elegância própria do comportamento que vai muito além do que sentar-se a mesa e saber usar corretamente os talheres e também dizer obrigado diante de uma gentileza.

... A elegância do comportamento, não tem nada haver com manuais de etiqueta, trata-se de uma postura decorrente de um profundo respeito por se próprio e pelos outros, mas com convicção pessoal. "É uma elegância desobrigada" e nos acompanha diariamente e se manifestam nas situações mais prosaicas, sem grandezas. Quando não há festa alguma e nem fotógrafo por perto é possível detectar nas pessoas que elogiam mais do que criticam, elas escutam mais que falam. E quando falam passa bem longe das pequenas maldades que andam de boca em boca, elas não usam um tom superior de voz ao se dirigir frente a frente, cortam diretamente ou sai da sena. São pessoas que evitam assuntos constrangedores, não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectar também pontualidade, participar de assuntos que desconhecem, silenciar diante de uma rejeição, presentear fora de datas festivas, cumprir o que promete. -  Oferecer flores também é elegante. O elegante não fica espaçoso demais, faz algo por alguém e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer... Porém é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros. O elegante nunca deve mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.

...Sobrenome , jóias e nariz empinado não substitui a elegância de um gesto, atitudes gentis falam mais alto que mil imagens. Não há livros no mundo que ensine alguém a ter visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
-------Sorrir sempre, abrir a porta para alguém, dar o lugar para alguém se sentar, oferecer ajuda, olhar nos olhos, conversar é essencialmente elegante e faz muito bem para a alma.
-------Pode se tentar capturar a observação da delicadeza natural, mas nunca imitá-la. a arte de conviver está em si mesmo não depende de status social. Se as pessoas não merecem cordialidade, desafetos é que não irão desfrutá-la.

Beijinhoss!!

b

may

caruso

V.

JOÃO

>

Lulu Santos.

Minha lista de blogs