****************************
Olhar diferenciado à pessoa idosa
Respeito e Valorização à Vida
Nosso Asilo é uma instituição sem fins econômicos fundada em 1926 e considerada referência no atendimento à pessoa idosa.
Exerce um olhar diferenciado para a terceira idade, priorizando a integração social das moradoras.
Atende a 150 moradoras, oferecendo cuidados e atividades diárias, proporcionando um ambiente agradável, humano e receptivo, que contribui para a valorizar a vida, gerar bem-estar e re-socializar as idosas.
Além do atendimento na modalidade de Longa Permanência (para a pessoa idosa do sexo feminino em caráter de moradia), o Asilo atende também na modalidade de Centro Dia.
Centro Dia
Atendimento a idosos de ambos os sexos que convivem com a família, estimulando o convívio social e o vínculo familiar.
Garantia da qualidade de vida
Equipe
O Asilo proporciona aos seus idosos o atendimento técnico multidisciplinar.
Voluntários
Contribuem dando suporte às atividades desenvolvidas na instituição.
Eventos externos
A programação das idosas que moram na instituição não se limita às paredes da casa. Periodicamente, elas participam de passeios e eventos na comunidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Administração
O Asilo é administrado pela Ação Social (ASP), entidade que atua há 66 anos no Estado. A ASP é uma instituição católica, ligada à Arquidiocese de Mariana, não governamental e sem fins lucrativos. A ASP desenvolve práticas ligadas à Assistência Social e à Segurança Alimentar e Nutricional. Promove na gestão o compromisso com a causa humana.
--------------------------------------------------------------------------------
História
A história do Asilo "Nosso Lar" começou em meados do século passado. Era 30 de outubro de 1926, quando o então governador inaugurou este Centro de Mendicância, entregando a responsabilidade pela administração nas mãos da Congregação das Irmãs Salesianas. O local chegou a atender mais de 600 asilados, entre crianças, adultos e idosos.
Em 1967, houve uma reestruturação populacional no Asil. O público masculino residente no asilo foi transferido para outra instituição, hoje. Em seguida, as mulheres com idade inferior a 65 anos foram levadas para o Lar Adélia, e somente em meados da década de 80, o atendimento se restringiu ao público feminino.
Em 2004, atendendo à requisição do Ministério Público, da FAS - Fundação de Ação Social), e do IASP - Instituto de Assistência Social, o Asilo teve sua gestão transferida que passou a adotar um novo conceito em atendimento ao idoso.
Entre as primeiras medidas, o superintendente da casa, Pe. José de Paula, promoveu a adequação da administração do Asilo com os princípios da nova política do idoso, elencadas no Estatuto do Idoso.
Nos últimos anos, o Asilo vem realizando projetos de reintegração social com a pessoa idosa, buscando fortalecer sua identidade na sociedade. É o nosso compromisso com a valorização e respeito ao idoso.
********************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário